sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Nada se Perde

Dizem por aí que o amor acaba. Dizem, também, que amor nada mais é do que um sentimento alimentado por relações físícas, sexuais mesmo, que só pode existir se essas relações existirem. Depois disso, a relação só se mantém se houver interesses mútuos que só podem ser atendidos se a relação existir.

Tudo bobagem. Bobagem de quem não sabe o que diz ou só faz brincadeiras que outros levam a sério. Nada acaba, na verdade transforma. Transforma em coisas variadas, dependendo da situação. Pode virar ódio, amizade, admiração, raiva, um misto de tudo isso e mais alguma coisa ou simplesmente indiferença.

Talvez seja a indiferença a mais perigosa. Ela representa a mais grave forma de se acabar com alguém, que é a simples exclusão do círculo de pessoas das quais nos importamos. Criamos símbolos para representar coisas, mas estes símbolos conseguem, em alguns momentos, ficar mais fortes que as coisas em si, até porque esta morte simbólica em muito é mais eficiente até que a morte física.

É claro que nada é imutável. O que transforma também tem grande potencial de se destransformar, transfigurar naquilo que era antes, ou, numa outra hipótese, em algo parecido. Essa mudança parcial torna relações algo interessante, no mínimo curioso. Mas, definitivamente, não morre. Apenas transforma.

E no que eu me transformei? Se alguém souber, espero resposta.


"Mandei fazer de puro aço luminoso punhal
para matar o meu amor e matei."
Mutantes

2 comentários:

** LÊ ** disse...

Eis que nossa racionalidade implica na busca por repostas que não existem
Eis que independente do que se transformam o interessante é justamente saber que as coisas se transformam...



"Quando você se importa com uma pessoa, você já não pode mais pensar nela usando a lógica." Isabella Swan [=D]

Livros da Lua Nova disse...

"Na natureza nada se perde, nada se cria, tudo se transforma." Grande Lavoisier, que ao descrever as mudanças de estado que a água sofre, conseguiu refletir num fenômeno da natureza um sentimento humano. É engraçado como existem frases, ditos e provérbios que conseguem descrever os sentimentos, essas sensações tão inexplicáveis.
Ah... e o símbolos? Os símbolos que a gente idealiza e vive procurando... É por isso que eu gosto de Literatura.
Mas pra que chegar ao ponto de querer saber no que você se transformará? Se soubessemos não teria graça. Deus não deu asas à cobra...