segunda-feira, 23 de março de 2009

Ciência

Tem a ver com consciência. Não necessariamente consciência da realidade. Pode ser consciência da ilusão. Ilusão da vida de si mesmo, de alguém ou de todos, porém, penso que a ilusão de si mesmo é mais comum...

O aprisionamento do pensamento tem a ver com o medo da liberdade. Medo é algo que todos temos, e o medo da liberdade vem com o medo de se largar convicções quase cegas à pontos de vista, convicções que aparecem como forma de segurança perante outros e a si mesmo. Essa segurança só é necessária a quem, de alguma forma, não tem nada além disso. É social, portanto.

Assim surgem os donos da verdade, esses que conseguem, com uma oratória exemplar e se aproveitando da ânsia por mudança dos outros, convencê-los de alguma coisa que podem até ter mais pontos ruins do que bons. Ser até prejudicial mesmo.

Aquele olhar crítico de que tanto se fala e se prega não combina com essa posição. Aquele olhar crítico só é crítico se conseguir criticar a si mesmo e essa é a verdadeira dificuldade. Quem, afinal, consegue isso? Você, caro(a) leitor(a), consegue?

Um comentário:

** LÊ ** disse...

Estou fazendo ciência e eu ainda estou vivo. (Richard Garfinkel)