quinta-feira, 11 de junho de 2009

O sono de beleza da rainha


Em mais uma da série grandes mistérios do universo, agora eu revelo mais um grande mistério. Este foi surgido numa conversa entre amigos por um desses gramados da vida, quando alguém perguntou: formigas dormem? E cá estou eu pra responder mais esta questão. Depois de revelar o que é a baunilha, o estado físico do fogo e finalmente mostrar o que é o chester, a questão agora é se as formigas dormem.

A resposta é sim. Formigas dormem. Incrível, não? E digo mais: o padrão de sono das formigas é similar ao dos mamíferos, com cada dormida durando mais ou menos o mesmo tempo. As rainhas, por exemplo, dormem em média 9 horas por dia (conheço algumas pessoas que fazem mais que isso.) operárias dormem umas 5 horas, com vários cochilos durante o dia (também conheço pessoas que fazem isso, especialmente durante algumas aulas...).

Há indícios que, além de dormir mais ou menos o mesmo tempo que pessoas, as formigas também sonham, e também têm fase de sono profundo, quando não são acordadas muito facilmente. Essa fase de sono profundo é difícil de alcançar pelas formigas, por que elas geralmente são acordadas por outras que encostam e mexem com elas durante o sono.

Além das formigas, peixes também dormem. Alguns deles até sofrem de insônia, que é causada por um mecanismo parecido com alguns tipos de insônia humana. Essa insônia faz com que estes peixes durmam até 30% menos que os outros.

É isso, meus caros. Um dia eu volto com mais um grande mistério do universo revelado.

P.S. Dedico este post à Letícia, que sugeriu a questão.

Um comentário:

** LÊ ** disse...

mas na verdade...
o que mais me incomoda em certas formigas,
é serem operarias e dormirem como rainhas..