quarta-feira, 9 de julho de 2008

Lugar de mulher?


Muito se fala por aí do papel que a mulher tem na nossa sociedade: dizem que elas cada vez mais assumem posições de destaque no mercado de trabalho, estão assumindo as posições consideradas tradicionalmente como masculinas. Isso é verdade.

Mas eu andei notando algo interessante: a mesma mídia que tanto diz isso criou os "programas com temática feminina". Entre eles, o "Hoje em Dia", da Record. Claro que alguns outros entram nessa lista. Em geral, o que passam nesses programas são notícias, culinária, alguma discussão sobre problemas familiares e matérias especiais, além de muita propaganda.

O mais interessante disso tudo são os horários dos programas: entre 8 da manhã e meio-dia e entre 3 e 5 da tarde. Até onde eu sei, a maioria do povo brasileiro trabalha exatamente nesses horários. Se os tais "programas com temática feminina" passam nesses horários, o que se supõe? que as mulheres não trabalham? que lugar de mulher é em casa vendo TV?

Engraçado como aqueles que formam a opiniçao de milhões de pessoas ajudam a reproduzir os papéis que cada um deve ter nessa sociedade patriarcal, como dizia Gilberto Freyre. Fica a minha crítica.

"Até quando você vai levando porrada? Até quando vai ficar sem fazer nada?"
Gabriel, O Pensador

P.S. Não tô criticando os programas de TV em si, mas sim algumas idéias.

Um comentário:

Anônimo disse...

Tia Astrid
Tia Lurdes Bandeira

ficariam orgulhosas !!!

;)