sábado, 26 de julho de 2008

Polícia: para que precisa?


Começam os jornais da vida: A polícia militar metralha carro a mata bebê. Polícia Federal faz operação espetacular e prende meia dúzia de poderosos. Polícia militar metralha outro carro de novo e mata agora uma criança, por que as outras 4 que tavam lá dentro se salvaram por sorte. Polícia civil se revolta contra a polícia militar por que um policial militar acertou um tiro num policial civil que tentava prender a irmã do primeiro por formação de quadrilha e tráfico de drogas. Enquanto isso, a Polícia Federal apreende um milhão de reais em dinheiro vivo que eram pra suborno e prende o marginal ricaço por corrupção ativa.

Não sei se dá pra notar, mas a polícia militar só serve pra dar tiro em criança e pobre e é sempre criticada duramente por isso. E a polícia federal serve pra fazer o que todos querem: prender os ricos e poderosos. Por que será que isso acontece? Me parece que as funções do Estado devem estar mudando...Como diria um pensador, o monopólio da violência exercido pelo Estado deve ser canalizado pra alguma classe social muito específica, isso, claro, nas expectativas de alguns formadores de opinião pública.

Penso que deve existir pelo menos uma verdade: alguns atos são crime e pronto, independente de quem fez. E também me parece que estamos todos esquecendo desse detalhe.

"Todos são iguais perante a lei, sem distinção de raça, religião, posição social [...]"
Constituição de 1988

Nenhum comentário: