quinta-feira, 13 de agosto de 2009

O novo cidadão Kane


Queridos (as) leitores (as): Já andei sendo intimista demais...penso estar esgotando a paciência de vocês. Então, vou mudar de assunto.

Há vários anos atrás (sei lá quantos), a BBC produziu um documentário chamado Muito Além do Cidadão Kane. Lá explica o poder da Globo nos meios de comunicação no Brasil e o super-poder político de Roberto Marinho. Isso não é novidade pra ninguém, junto com o super-poder dos jornalistas e pseudo-jornalistas brasileiros, o que é totalmente assustador.

Da semana passada pra cá surgiram umas denúncias do Ministério Público contra um sujeito chamado Edir Macedo, bispo e fundador da Igreja Universal do Reino de Deus e dono da emissora de TV da figura aí em cima. O que se viu depois foi digno de eu comentar...

A Globo noticiou só o lado do ministério público, criando reportagens extensas e, eu diria, didáticas, explicando como Edir Macedo estaria lavando dinheiro. A Record, então, fez isso:

http://www.youtube.com/watch?v=YDM5A_WtI1c&feature=related

Assistam.

Um dos princípios básicos de uma reportagem jornalística é ouvir os dois lados da história e dar voz aos dois. Nem preciso dizer se isso aconteceu nessa "reportagem" do link.

Será que estamos vendo o nascimento do novo cidadão Kane? Diria que sim. A Record tá ansiosa por assumir o poder que Globo exerceu durante anos. E como? do mesmo jeito que a Globo: manipulando e assumindo o monopólio. Uma nova gigante...repetindo o que a BBC fez anos atrás, mas com uma motivação clara: atacaram seu super-poderoso chefe e precisam defendê-lo. Ameaçam suas conquistas imperiais na comunicação e precisam defendê-las a todo custo.

Será que trocando Roberto Marinho por Edir Macedo chegamos a algum lugar? Será que dando super-poderes pra essa gente toda: jornalistas, pseudo-jornalistas, empresários e coisas do gênero chegamos a algum lugar? Espero pra ver os próximos capítulos...


"Eu grito pelo meu país que finge serem os absurdos tão normais. Eu desejei o meu lugar e vou agir da minha forma."

Nenhum comentário: